HISTÓRIAS



Lição: ORAÇÃO EM TODO O TEMPO E LUGAR 
Tema: Adoração
Personagem: MIG
Objetivo: Ensinar a criança que ela pode conversar com Deus em toda hora e lugar. Ela deve orar para agradecer e para pedir, em casa ou na igreja, sozinha ou com a família. 
Versículo:
                                                                  “Ore sem parar”
                                                           (1 Tessalonicenses 5.17)

INTRODUÇÃO

Você gosta de conversar?

Com quem você mais gosta de conversar? (com a mamãe, com o papai, com um amigo, com o vovô, com a vovó)

E como você se sente quando não pode conversar com alguém que gostaria muito de conversar? (fico chateado, triste, com raiva, desapontado, choro).

Hoje conheceremos a história de um menino chamado Mig, que gosta muito de conversar.
 
HISTÓRIA

Esse é o Mig (mostre a figura 1). E esses são os seus amigos. Mig gosta muito de conversar! Ele passa horas conversando com seus amigos. Você também tem amigos com quem gosta de conversar? (espere a resposta) É muito bom poder conversar, ainda mais com quem você gosta, não é mesmo? Mas nosso amigo Mig percebeu que, mesmo sendo bom, nem sempre é possível conversar com os outros.
Certa vez (mostre a figura 2), o pai de Mig foi viajar para muito longe e Mig ficou com muita saudade dele. Nosso amiguinho queria muito conversar com seu pai, mas o telefone de casa estava quebrado. Mig ficou muito triste! Ele gostava de conversar com seu pai, mas seu pai estava muito longe e não podia conversar com ele.   
Outro dia, Mig foi com sua mãe na casa do Gui, um de seus amigos. Mig e Gui brincaram a tarde inteira e conversaram sobre muitas coisas. Estava tudo tão gostoso e divertido, que os dois amigos poderiam ficar conversando para sempre. Mas, de repente (mostre a figura 3), a mãe de Mig o chama para ir embora. Mig queria passar mais tempo com seu amigo, mas sua mãe insistiu que já era hora de ir embora. Mig ficou muito chateado! Ele gostava de conversar com seu amigo, mas agora tinha que ir embora e não poderia mais conversar com ele.
 Teve uma vez (mostre a figura 4) que Mig acordou no meio da noite e viu que seu quarto estava totalmente escuro. O menino ficou com muito medo e não sabia o que fazer. Então ele percebeu que precisava de alguém para conversar, alguém para estar com ele e acalmar seu medo. Tentou chamar seu irmão mais velho, mas ele estava dormindo e não respondeu. Tentou chamar seus pais, mas eles também estavam dormindo e não responderam. Mig ficou desesperado! Ele queria ter alguém para conversar, mas todos estavam dormindo e ninguém poderia conversar com ele.
Um belo dia, enquanto estava passeando no shopping, Mig viu Jojô, um jogador de basquete muito famoso. Que coisa incrível! Mig só tinha visto o Jojô pela televisão, e agora ele estava bem ali, pertinho dele. Nosso amigo correu para se encontrar com Jojô; queria conversar com ele, pedir algumas dicas de basquete e, quem sabe, os dois se tornassem até amigos! Que emoção! Mig seria amigo de um jogador muito famoso! (mostre a figura 5) Mas Mig nem conseguiu se aproximar do Jojô. Acontece que as pessoas famosas andam por aí acompanhados por um segurança, um guarda que não deixa ninguém chegar perto deles. E foi isso que aconteceu com Mig; o segurança não deixou que o menino conversasse com Jojô. Mig ficou desapontado! Ele queria conversar com o Jojô, mas foi impedido.
 
 Então (mostre a figura 6), Mig ficou pensando: “Conversar é tão bom, pena que nem sempre podemos conversar com quem a gente gosta! Será que existe algum amigo que nunca fica longe? Será que existe algum amigo que nunca precisa ir embora? Será que existe algum amigo com quem eu possa conversar, a qualquer hora e em qualquer lugar?
E então crianças? Será que existe algum amigo assim? (espere resposta) Sim, esse amigo existe, seu nome é Jesus! (mostre a figura 7) 
Jesus nunca fica longe, Ele está sempre perto de você! Jesus nunca precisa ir embora, Ele está sempre com você! Jesus nunca dorme, Ele está sempre te escutando! Jesus não tem segurança, Ele sempre deixa você se aproximar dele, a qualquer hora e em qualquer lugar!

E como nós podemos conversar com esse amigo tão especial? (espere resposta) Nós conversamos com Jesus através da oração! A Bíblia nos ensina a orar em todos os momentos. Há um versículo que diz o seguinte: “Ore sem parar!” Vamos repetir? (ajude as crianças a repetirem até decorar).
 
APLICAÇÃO

Que legal! Nós podemos orar sem parar! A qualquer hora e em qualquer lugar nosso amigo Jesus está nos esperando para conosco conversar! (mostre o desenho que as crianças irão colorir)

Nós podemos falar com Jesus na igreja (aponte a imagem da menina orando na igreja) ou podemos falar com Jesus em casa, antes de dormir e quando acordar (aponte a imagem da menina orando na cama)
  Nós podemos falar com Jesus para agradecer a comida (aponte a imagem do menino orando pela comida) ou para pedir que Ele nos proteja quando vamos passear ou brincar (aponte a imagem das crianças orando antes de sair de casa).
  Nós podemos falar com Jesus quando estamos sozinhos (aponte a imagem do menino orando sozinho) ou quando estamos reunidos com nossa família ou nossos amiguinhos (aponte a imagem das crianças orando juntas).
Nós podemos falar com Jesus a toda hora e em todo lugar! Nós podemos orar sem parar, porque Jesus está conosco!

ENCERRAMENTO

*    Ore com as crianças nesse momento;
*    Repita o versículo para as crianças lembrarem;
* Distribua a atividade de colorir, ressaltando que elas a levarão para casa como um lembrete de que devem orar sem parar.

ATIVIDADE




Lição: LOUVOR EM TODO MOMENTO
Tema: Adoração
Personagem: Davi
Objetivo: Ensinar a criança a usar o louvor em todos os momentos de sua vida. Ele deve cantar louvores a Deus quando está alegre, triste e com medo. 
Versículo:
“Louvarei ao Senhor em todo o tempo; o seu louvor estará sempre na minha boca”
(Salmo 34.1)

INTRODUÇÃO

Você gosta de cantar?

Quando você tem vontade de cantar? (quando estou com medo, alegre, triste)

Que música você gosta de cantar?

Você sabia que a Bíblia fala de músicas? Sabia que há um livro na Bíblia só de músicas para Deus? Esse livro se chama Salmos!

No livro de Salmos, nós encontramos músicas para todos os momentos. Há músicas para momentos de tristeza, músicas para momentos de alegria e até músicas para momentos de muito medo!

E sabe o que tem de mais legal nessas músicas do livro de Salmos? Todas elas falam coisas bonitas sobre Deus. Quando você está triste, e fala coisas bonitas de Deus, a tristeza passa! Quando você está alegre e fala coisas bonitas de Deus, a alegria aumenta! Quando você está com muito medo e fala coisas bonitas de Deus, o medo vai embora!

Quando a música que cantamos fala coisas bonitas sobre Deus, nós a chamamos de louvores! Davi descobriu desde cedo que, quando cantamos louvores a Deus, tudo fica bom e por isso ele fez louvores em todos os momentos da sua vida.

HISTÓRIA

  • Davi com medo (quando estava fugindo)

Teve uma época em que Davi estava fugindo do rei Saul. O rei Saul era amigo de Davi, mas depois que ele viu que Davi era muito abençoado por Deus, ficou com tanto ciúme de Davi que tentou matá-lo. Davi, então teve que fugir e se esconder em cavernas muito escuras. Pobrezinho de Davi! Deve ter ficado com muito medo! (mostre a figura do medo) Mas, mesmo com medo, ele fez uma música para Deus; um louvor! E o que aconteceu com o medo de Davi? Foi embora! (mostre a figura da alegria). 
 
  • Davi triste (quando fez algo muito errado)

Em outra ocasião, Davi estava muito triste, pois tinha feito algo errado. Quem aqui já fez algo errado e ficou muito triste? (deixe as crianças responderem) Pois é, Davi ficou assim; muito triste, coitado (mostre a figura de tristeza). Ele se arrependeu do que tinha feito e decidiu pedir perdão para Deus. Mas ele pediu perdão de um jeito diferente; adivinha o que ele fez? Davi decidiu fazer uma canção para Deus; um louvor! E o que aconteceu com a tristeza de Davi? Foi embora! (mostre a figura da alegria).


  • Davi alegre (quando venceu a batalha)

Outro dia, Davi precisou lutar em uma batalha muito difícil. Todo mundo dizia que ele jamais conseguiria vencer aquela batalha. Mas Davi confiava em Deus e, por isso, Deus deu a vitória para Davi. Ele venceu os inimigos! (mostre a figura de alegria) Davi ficou muito feliz aquele dia e, para comemorar, fez uma grande festa! Ele estava realmente muito feliz e com seu coração cheio de gratidão, porque Deus tinha lhe dado a vitória. Além da festa, sabe o que ele também fez para comemorar? Davi decidiu fazer uma canção para Deus; um louvor! E o que aconteceu com a alegria de Davi? Ficou ainda maior! (mostre a figura da euforia)

APLICAÇÃO

Vocês viram que legal?! Davi cantava louvores a Deus em todo o tempo! Se ele estava com medo, cantava louvores! Se ele estava triste, cantava louvores! Se ele estava alegre, cantava louvores! E sempre que ele cantava louvores, tudo ficava muito melhor!

Quem aqui sente medo? (deixe as crianças responderem) Quando sentimos medo, o que precisamos fazer para o medo passar? (deixe as crianças responderem) Isso mesmo! Precisamos cantar louvores a Deus! Quando cantamos louvores a Deus, o medo vai embora!

Quem aqui já ficou triste? (deixe as crianças responderem) Quando nos sentimos tristes, o que precisamos fazer para a tristeza passar? (deixe as crianças responderem) Isso mesmo! Precisamos cantar louvores a Deus! Quando cantamos louvores a Deus, a tristeza vai embora!

Que aqui está feliz hoje? (deixe as crianças responderem) Quando nos sentimos alegres, o que precisamos fazer para a alegria ficar ainda maior? (deixe as crianças responderem) Isso mesmo! Precisamos cantar louvores a Deus! Quando cantamos louvores a Deus, a alegria fica ainda maior!

ENCERRAMENTO

* Escolha uma canção de louvor para cantar coma s crianças nesse momento;
* Ensine o versículo para as crianças;
* Mostre a atividade de colorir que elas farão.

ATIVIDADE

Lição: DESCANSANDO NA HORA CERTA
Tema: Adoração
Personagem: Mimi (Milena)
Objetivo: Ensinar a criança que descansar na hora certa também é uma forma de adoração, pois estamos respeitando aquilo que o Criador instituiu para o nosso bem. Descansar faz bem a agrada a Deus!
Versículo:
“Deus criou e abençoou a hora do descanso”
(Êxodo 20.11)


INTRODUÇÃO

Quem aqui gosta de brincar? (espere a resposta)

Quem aqui gosta de assistir desenhos e filmes na TV? (espere a resposta)

Quem aqui gosta de parar o que está fazendo para dormir? (espere a resposta)

Quem aqui NÃO gosta da hora de dormir? (espere a resposta)

Hoje conheceremos a história de uma menina que NÃO gosta nem um pouquinho da hora de dormir. Mas ela vai aprender uma coisa muito importante sobre o descanso. Vocês querem aprender também? (espere a resposta) Então vamos lá!

HISTÓRIA

Esse é a Milena (mostre a figura 1), mas podem chamá-la de Mimi, é assim que todos os seus amigos a chamam.
Mimi é uma menina muito inteligente e educada, que gosta muito de brincar com seus brinquedos.  Mas tem uma coisa que ele detesta: a hora de dormir!
Sempre que ela fica até tarde da noite brincando com seus brinquedos, sua mãe fala assim: “Mimi, é hora de dormir!”. E sabem o que a Mimi faz? (Mostre a figura 2) Nossa amiga abre o berreiro! Chora muito! E você sabe por que ela chora? Quem adivinha? (Espere a resposta)
Mimi chora por que queria ficar brincando mais! Estava tão divertido que ela queria brincar sem parar! Queria brincar a noite inteirinha! Mas teve que guardar tudo porque sua mãe falou que já era hora de dormir. “Como é chata a hora de dormir!”, pensava ela.
              
(Mostre a figura 3) Outra noite, estava passando na TV o filme favorito de Mimi: As Aventuras do Ursinho Blau-blau. Que legal! Mimi estava assistindo e se divertindo muito, mas, foi então que ela ouviu sua mãe dizendo: “Mimi, é hora de dormir!” Xii! Sabe o que a Mimi fez? (espere a resposta)
Isso mesmo! (mostre a figura 4) Mimi abriu o berreiro! Chorou muito! Ela queria muito assistir o filme do ursinho Blau-blau! Estava tão legal que ela queria ficar a noite inteirinha assistindo o filme! Mas agora tinha que desligar a TV e ir para a cama porque sua mãe falou que já era hora de dormir! “Como é chata a hora de dormir!”, pensava ela.



      (Mostre a figura 5) Toda noite era a mesma história; sempre que Mimi ouvia sua mãe dizendo: “Mimi, é hora de dormir!”, ela chorava muito! E quando ia para a cama, Mimi ficava pensando: “Eu detesto a hora de dormir! Queria nunca mais ter que dormir!”. Naquela noite, quando a sua mãe foi lhe dar um beijinho de boa noite, ela reclamou: “Mamãe, eu não gosto de dormir! Por que é que tem que existir a ‘hora de dormir’?”
(Mostre a figura 6) Foi então que sua mãe ensinou para ela uma coisa muito interessante: “Mimi, foi Deus quem criou a hora de dormir! A Bíblia fala que Deus criou e abençoou a hora do descanso! O descanso é um presente de Deus! Sem descanso, nós viveríamos cansados! Sem descanso, você não conseguiria brincar, não conseguiria assistir TV, não conseguiria aprender e ficaria até doente! E sabe do que mais?! Deus fica triste quando nós não usamos a hora do descanso para descansar. Mas Ele fica muito contente quando nós descansamos na hora certa!”
Mimi achou aquela novidade muito legal: “Quer dizer então, mamãe, que descansar faz bem e agrada a Deus?!” E a mãe de Mimi respondeu: “É isso mesmo, minha querida. Quando você dorme na hora certa, Deus fica muito contente com você, pois foi ele quem criou e abençoou a hora do descanso!”.
 (Mostre a figura 7) Mimi queria muito agradar a Deus e decidiu que iria dormir rapidinho, para não perder nem um pouquinho da hora do descanso que Deus criou para ela com muito carinho. Desde aquele dia, toda vez que a mãe de Mimi fala: “Mimi, é hora de dormir!”, nossa amiga não chora mais. Em vez disso, ela abre um sorriso e diz: Já vou mamãe! Quero agradar a Deus e ter um soninho gostoso!”.
 APLICAÇÃO

Que legal! Foi Deus quem criou o descanso, foi Ele quem criou a hora de dormir! E ele fez isso para o nosso bem!

Se não existisse o descanso, ninguém agüentaria mais brincar, ninguém agüentaria mais ver desenhos e filmes na TV, todo mundo ficaria mal humorado e preguiçoso!

Se não existisse descanso, ninguém conseguiria prestar atenção em nada; tudo ficaria muito chato!

Todo mundo precisa descansar! Deus sabe disso, por isso Ele criou e abençoou a hora do descanso.

Deus fica tão feliz quando nós usamos a hora do descanso para descansar e fica muito triste quando usamos a hora do descanso para brincar, ver TV, conversar e fazer outras coisas que nos deixam mais cansados.

Sempre que sua mãe ou o seu pai falar que está na hora de dormir, obedeça imediatamente e sem chorar! Lembre-se que, assim, Deus vai ficar muito feliz com você! Afinal, descansar faz bem e agrada a Deus!

ENCERRAMENTO

* Ore com as crianças e agradeça a Deus por Ele ter criado a hora do descanso;
* Repita o versículo para as crianças lembrarem;
* Distribua a atividade.

ATIVIDADE
 

3 comentários:

  1. Olá!
    A Paz!!
    Histórias excelentes! QUe Deus abençoe mais e mais cada um de vocês pelo compromisso, empenho e acima de tudo serviço em prol do Reino de Deus!
    Já estou seguindo!!! Venham fazer parte do meu blog também! Ficarei muito feliz com a presença de vocês!
    Em Cristo,
    Sandra Curcino:-)
    www.tiasdaescolinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, Sandra!
      Seja bem vinda!
      Nosso objetivo é abençoar; Repartir aquilo que Deus tem nos dado!
      Espero que o blog seja de grande valia para você e seu ministério.
      Que Deus te abençoe!
      MIG

      Excluir
  2. Estou começando um trabalho no ministério Infantil da minha igreja e não pude deixar de comentar esse Blog de vcs é maravilhoso muito e edificante. Parabéns.

    ResponderExcluir